terça-feira, 11 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO - 7 DE SETEMBRO

CURIOSIDADE: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil(1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.





No ano de 2012 a EEF Joaquim de Souza Pinto ficou responsável pelo tema: Desenvolvimento da Agricultura e Pesca na cidade de Iguatu, o mesmo foi trabalhado com a confecção de faixas, exibição de materiais utilizados para o desenvolvimento de tais atividades.




DIA D DA FAMÍLIA NA ESCOLA

O dia D da família na escola é muito importante para o processo ensino/aprendizagem dos educandos pois o mesmo tem por objetivo fortalecer a integração entre família x escola conscientizando-as da importância de seus respectivos papéis na formação acadêmica do aluno. Para a realização deste momento foi realizada uma palestra sobre obesidade com a Enfermeira Margarida Bezerra responsável pelo PSF da Vila Cajazeiras onde a escola está situada e também foram realizadas atividades como: oficina de corte de cabelo, oficina de artes (confecção de fuxico), limpeza de pele. 



COLÔNIA DE FÉRIAS

A colônia de férias da EEF Joaquim de Souza Pinto ocorreu entre os dias 02 à 13 de julho de 2012, teve por finalidade a interação de alunos e monitores dos projetos realizados na escola. No decorrer destes proveitosos dias ocorreram atividades como: ginástica laboral, oficinas de artes, oficinas de leitura, laboratório de informática, criação de uma horta para escola, sessões de cinema, dinâmicas, etc. Com a realização destas atividade pudemos proporcionar a nossos alunos momentos de descontração, reforço e disponibilizar o acesso dos mesmos a escola de forma a despertar o interesse em se fazerem presentes no ambiente escolar mesmo estando de férias, algo que com certeza foi de grande valia e traz o reforço dos laços ALUNO/ESCOLA.